terça-feira, 6 de março de 2012

Spam


Spam são mensagens enviadas por e-mail, geralmente com caráter publicitário. São também considerados spam as correntes, os boatos, os golpes aplicados na Internet e e-mails com mensagens religiosas e de caráter político, incluindo os anexos Power Point com imagens, música, etc. Geralmente estas mensagens sugerem encaminhamento para "todos os contatos" e podem carregar vírus e cavalos de tróia.

Se o remetente quer compartilhar um assunto com outras pessoas, há opções interessantes: participar de um grupo na Internet (do Yahoo! ou do Google Groups, por exemplo); criar uma pasta com os endereços dos contatos que se interessam pelo assunto; participar de eventos e anotar os e-mails das pessoas que querem se corresponder pela Internet.

Ao receber e-mais indesejados, o destinatário tem todo o direito de avisar ao remetente que não quer mais receber mensagens sobre aquele assunto. Se ainda assim a pessoa insistir, vale até bloquear o endereço...

O envio de e-mails só deve ser feito quando necessário: é muito desagradável receber e-mails não solicitados ou sobre um assunto que não interessa ao destinatário. Amizades à distância hoje são possíveis graças à Internet, um recurso muito útil que possibilita trocas interessantes. E lembre-se: os relacionamentos virtuais, da mesma forma que as amizades ao vivo e a cores, também tem seus limites.