domingo, 11 de março de 2012

Etiqueta na Internet 1: e-mail


A Internet nos dá a falsa impressão de que nosso comportamento não está sendo avaliado. Entretanto, as regras de etiqueta na Internet existem antes mesmo do acesso mundial a esta tecnologia.

Ao enviar um e-mail, não se esqueça de fazer uma saudação: "bom dia", "boa tarde" ou "boa noite", dependendo do horário.Pode-se utilizar também algumas saudações do tipo: "como vai?" ou "tudo bem?" se o e-mail for informal.

Ao solicitar qualquer coisa, mesmo que seja obrigação da pessoa, peça "por favor" ou "por gentileza". Isso demonstra respeito e humildade.

Seja claro e objetivo, evitando e-mails muito longos, a menos que seja necessário.Como toda linguagem escrita, o e-mail deve ser revisado antes de ser enviado. A revisão gramatical deve ser feita de acordo com o tipo de mensagem: formal ou informal. O mesmo vale para abreviações (internetês) e emoticons.

Nunca escreva a mensagem em letras maiúsculas porque isso significa que o remetente está gritando com o destinatário.

Ao enviar uma mensagem para mais de uma pessoa, prefira utilizar o campo cco (com cópia oculta), preservando assim os endereços dos seus contatos. Há pessoas que só passam o e-mail para conhecidos e divulgar o endereço sem permissão pode causar aborrecimento para o proprietário da conta.

O campo assunto deve ser sempre preenchido para que o destinatário saiba do que se trata.

Nunca envie spams .

Ao finalizar a mensagem, em casos mais formais você pode escrever "Atenciosamente," e assinar logo depois. Mesmo para uma mensagem informal, despeça-se do destinatário dizendo "um abraço", "muito obrigado", "até logo", dependendo do conteúdo da mensagem. É possível criar uma assinatura nas contas de e-mail. Você pode colocar seu nome, telefone, celular e o endereço de sua página na Internet (ou da página do seu  local de trabalho). Se você trabalha em uma empresa, evite misturar informações pessoais e informações profissionais (como colocar o telefone da sua residência na assinatura do e-mail que você utiliza comercialmente).

É comum que as contas de e-mail forneçam o status das pessoas inseridas nos contatos para bate-papo. Se a pessoa estiver visível e disponível, ok, vale convidar para uma conversa. Mas se a mensagem for de ausente ou ocupado, não insista e respeite este momento que pode ser de muito trabalho, até mesmo de atendimento ao cliente!


Adaptado de:
VAZ, Ana. Pequeno livro de etiqueta: guia para toda hora. 14. ed. São Paulo: Versus Editora, 2011. 218 p.