domingo, 11 de março de 2012

Etiqueta na Internet 3: Grupos de Discussão


Grupos de discussão, ou listas de discussão, promovem o contato entre pessoas que tem interesses em comum. Na Internet há listas sobre vários assuntos: culinária, artesanato, profissões, amigos, colegas de curso, etc. Os membros (como são chamados os inscritos) podem conversar através de e-mails enviados ao grupo.

Os grupos não tem número limitado de pessoas e há grupos bem pequenos (5 a 10 pessoas) e grupos imensos, com mais de 100.000 membros!

Quem cria um grupo geralmente é também o moderador do grupo. Esta pessoa tem a função de verificar se o grupo funciona direito, cabendo a ela sugerir regras de funcionamento e pontuar excessos por parte dos participantes. E, claro, tudo com muita educação, evitando humilhar e ser indelicado com as pessoas.

Envie mensagens para o grupo somente quando necessário. Se quiser falar com um membro do grupo, envie uma mensagem privativa (PVT) para o e-mail da pessoa. Geralmente, quem participa do grupo tem acesso ao e-mail dos membros. Caso a pessoa tenha configurado a conta para não mostrar o endereço de e-mail, não insista.

Jamais encaminhe correntes, orações, ou outro tipo de spam para grupos. Tudo o que é enviado chega à caixa de correio de todas as pessoas inscritas. Procure grupos que tenham a ver com você e suas mensagens serão bem-vindas (por exemplo, um grupo que fala sobre a sua religião vai gostar de receber os e-mails com orações).

Compartilhe somente notícias realmente importantes. Todas as pessoas acham dezenas de coisas interessantes na Internet diariamente. Se todo mundo enviasse tudo o que vê na Internet, o fluxo de mensagens no grupo seria tão grande que ninguém conseguiria acompanhar as discussões.

Evite compartilhar dados pessoais no grupo. É impossível controlar um grupo com muitas pessoas, onde a maior parte nunca se encontrou pessoalmente. Compartilhe sua vida privada com parentes e amigos.