domingo, 11 de março de 2012

Etiqueta na Biblioteca


Silêncio
É preciso respeitar as pessoas que vão à biblioteca estudar. Por isso, evite conversar e desligue o celular. Se precisar conversar, seja breve e fale baixo.

Igualmente importante é utilizar sapatos, brincos, colares e demais acessórios que não façam barulho. Sim, a roupa deve estar de acordo com o local e suas exigências.

 
Cuidados com o acervo
Cuide do acervo: não escreva nas páginas muito menos as arranque. Não dobre livros (unido a capa e a contracapa) porque isso pode danificar a encadernação.

Para manter limpo o material do acervo, respeite a regra que proibe entrar com alimentos e bebidas.

Caso algum material esteja danificado informe ao bibliotecário quando devolver o livro. Não tente consertar porque há formas adequadas de recuperação de livros e toda biblioteca conta com profissionais qualificados responsáveis por este serviço.

Ao término da pesquisa, deixe todo o material utilizado em cima da mesa para que seja recolocado nas prateleiras pelos funcionários da biblioteca.


Outras regras
É muito comum a proibição de entrada com bolsas, pastas, mochilas e até estojos para evitar furto de material do acervo.

Há livros que não são emprestados para leitura fora da biblioteca ou que são de empréstimo rápido. Se precisar ler uma obra deste tipo, organize-se para ir à biblioteca com tempo suficiente para consultá-la.

Ande sempre com sua carteira da biblioteca porque sua apresentação para empréstimo é obrigatória.


Doações
Sempre que tiver um material em casa procure saber quais bibliotecas aceitam doações. Uma obra que não é mais útil para você pode ser para muitas outras pessoas quando estão no acervo de uma biblioteca.