domingo, 11 de março de 2012

Etiqueta na Internet 2: Redes Sociais


Facebook, Orkut, MSN, Twitter, Blogger, WordPress são exemplos de Redes Sociais: espaços utilizados para troca de informação entre os usuários da Internet.

As redes sociais são regidas pelas mesmas regras de convivência usadas quando as pessoas se encontram pessoalmente.

Nestes espaços o preconceito, palavrões e ofensas pessoais podem até render processos contra o ofensor. Há vários exemplos na Internet sobre isso: vá em um buscador (Google, Yahoo!) e digite: Internet, preconceito e processo. Serão encontrados vários links que remetem a notícias sobre a assunto e também para o posicionamento de entidades como a OAB e movimentos sociais. Por isso, seja gentil e ético antes de tudo.

O relacionamento nas redes sociais muitas vezes precisa de autorização. É comum que uma pessoa só adicione quem conhece. Respeite esta decisão e, se não for autorizado, não insista. É um direito administrar a própria conta da forma que achar melhor.

Há pessoas que utilizam mais as redes do que outras. Em algumas, o servidor sempre avisa quando um conteúdo novo foi postado (como no Facebook, por exemplo). Para não receber mensagens, configure a sua conta ao invés de reclamar com outros usuários. Verifique as opções de privacidade e, em caso de dúvida, entre em contato com o suporte. Da mesma forma, respeite a configuração escolhida pelas pessoas e não seja insistente.

Finalmente, seja cuidadoso ao divulgar suas informações pessoais: crianças, bens, viagens, salário, rotina, tudo o que é do campo privado no dia a dia, é também nas redes sociais. Só compartilhe e peça informações pessoais para quem é próximo de você: além de ser gentil você cuida da sua segurança.