sexta-feira, 13 de julho de 2012

Privacidade


Atualmente esta palavra está até na moda, não é mesmo? Na era digital, há pessoas que até duvidam da possibilidade de ainda haver privacidade.

Vou tomar aqui a liberdade de discordar destas pessoas: acredito que a privacidade tem sido mais valorizada do que nunca! Somente quando o campo privado é ameaçado é que percebemos que ele existe: fofocas, perguntas indiscretas e comentários invasivos são exemplos. Com o advento da Internet, a privacidade se tornou muito importante, não apenas por questões de discrição e de comportamento, mas também de segurança.

Por isso, esteja atento para o quanto você se expõe e para o quanto você invade a vida privada das pessoas.

No caso da exposição, procure ser discreto. Evite falar muito da sua vida pessoal para quem não conhece. Se algúem começar a fazer muitas perguntas, antes de responder, pergunte: "Por que você está me perguntando sobre minha vida pessoal?". Isso é muito comum no trabalho e na escola porque o "fofoqueiro" é o primeiro a querer saber de tudo para contar para todo mundo. Para se ver livre destas pessoas, deixe claro que sua vida pessoal só interessa a você. Na Internet, evite se expor demais: fotos de bens, de família, de locais que frequenta são um prato cheio para fofoqueiros, para ladrões e podem até prejudicá-lo no trabalho ou no ambiente escolar. Deixe sua vida pessoal preservada e compartilhe apenas com quem gosta de você e, por isso, quer sua felicidade. Evite também colocar dados pessoais nas redes sociais.

No caso de invadir a privacidade alheia, é preciso tomar cuidado para não perder bons amigos. Deixe que a pessoa comente um fato da vida dela, não fique perguntando, bisbilhotando. Da mesma forma, respeite as informações passadas para você e não comente com ninguém. Faça isso e verá que as pessoas respeitarão a sua vida privada também e confiarão em você.