É muito comum ouvir regras de etiqueta profissional, sendo rara a referência à etiqueta para o comportamento dos clientes. Entretanto, a cordialidade deve ser praticada por todas as pessoas envolvidas no trabalho: patrões, empregados e clientes.
Por isso, seguem abaixo algumas sugestões para que os clientes tratem melhor os prestadores de serviços.
- Os profissionais devem ser tratados como pessoas qualificadas, independentemente do serviço que prestam;
- Cabe também ao cliente ser pontual e, se possível, chegar 15 minutos antes do horário marcado;
- Nenhum profissional deve ser usado para descontar o mau humor de quem quer que seja;
- Todo trabalho tem um preço e é um direito de qualquer pessoa cobrar pelo seu serviço;
- O valor cobrado deve ser pago da forma combinada entre as partes;
- Nenhum trabalhador tem a obrigação de prestar serviços gratuitos para amigos, parentes ou conhecidos: quando o faz é favor, e dos grandes;
- Amigos, amigos, negócios à parte: esta é uma regra essencial para a valorização profissional;
- Se o cliente não pode pagar o valor previsto em um orçamento, nunca deve falar mal do profissional por isso (mesmo porque acaba soando como uma vingançazinha barata por não ter dinheiro para pagar pelo serviço);
- Vale pedir um desconto, mas quem dá a palavra final sobre o assunto é quem presta o serviço;
- É comum que as pessoas peçam ajuda gratuita em nome de entidades carentes. Cabe ao profissional ver se é possível atender ao pedido e sua resposta deve ser respeitada.
Todo profissional planeja o movimento de caixa, segue uma tabela de preços e tem gastos com o trabalho, incluindo os empregados domésticos — viu? — que tem gastos com qualificação profissional e com apresentação pessoal também. É por isso que os profissionais, muitas vezes, não podem dar desconto para seus clientes. Da mesma forma, quem é profissional mesmo respeita o valor de mercado do serviço prestado e segue as tabelas de referência: furar o valor do serviço é o mesmo que dar um tiro no próprio pé, ou seja, é desvalorizar o próprio trabalho. Isso acontece tanto com diaristas quanto com psicólogos, com cabeleileiros ou seja, não depende de formação mas de valorização do serviço prestado.
Além disso, toda profissão é importante para a sociedade e é muito indelicado desvalorizar qualquer trabalhador: deve-se tratar todas as pessoas com educação.
Seja um bom cliente e verá que isso o ajudará a selecionar os bons profissionais.
Seja um bom cliente e verá que isso o ajudará a selecionar os bons profissionais.