terça-feira, 20 de março de 2012

Orquestras


Apresentação da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, teatro cheio para ouvir "Carmina Burana" e, de repente começou a tocar Mozart em um celular da platéia. Imagine a vergonha do sujeito com seu celular tocando uma música em um teatro lotado com centenas de pessoas que pagaram um ingresso e se organizaram para assistir ao espetáculo. Foi uma gafe imperdoável porque barulhos na hora da apresentação atrapalham até a orquestra e o coral.

Além de desligar o celular, evite ir a espetáculos deste tipo se estiver resfriado, principalmente se estiver tossindo ou espirrando. O barulho, com certeza, atrapalhará todos os presentes.

Use perfumes em pouca quantidade, por melhor que seja a fragrância.

Prefira os penteados mais simples como os cabelos presos ou que dão pouco volume. Isso serve para  impedir que as pessoas dos assentos posteriores tenham dificuldade para assistir ao espetáculo. Nada contra os cabelos cacheados, viu meninas! Os meus também são... Mas já fiquei pra lá e pra cá com um penteado de uma pessoa sentada na minha frente, liso e super armadão, que me atrapalhou bastante...

Nunca leve crianças abaixo da classificação etária em espetáculos. A classificação etária das apresentações de orquestras geralmente é de 8 anos.

Não se usa aplaudir entre os movimentos: aguarde a orquestra terminar de tocar todos os movimentos daquela música.

É comum, ao terminar uma apresentação, que a platéia grite "Bravo" ou "Bravíssimo" (muito bom, excelente!) e aplauda de pé.

Bem, pessoal, são só dicas e informações mas nada que impeça que quem pensa diferente aproveite bastante essa oportunidade maravilhosa que é ver e ouvir uma orquestra. :)