segunda-feira, 19 de março de 2012

Classificação Etária


As apresentações artísticas sempre vem com uma classificação etária. Esta classificação, muitas vezes, é sugerida. Em outros momentos, a entrada abaixo de uma certa idade é proibida mesmo.

Em um espetáculo infantil, certamente haverá crianças rindo, conversando, indo ao banheiro, pedindo água, chorando, etc. Isso é normal, as crianças tem uma percepção de mundo diferente de nós, adultos. Além disso, crianças não sabem segurar a sede, a fome ou a vontade de ir ao banheiro como nós conseguimos. Por isso, ter paciência é muito importante. Quem não gosta de criança não deve nunca ir a um espetáculo infantil. Principalmente ser for para ficar resmungando e xingando as crianças de sem educação e mimadas. Por mais educada que seja uma criança é normal que ela faça birra, chore, peça mil e uma coisas.

Já com os espetáculos dirigidos a adultos a coisa muda de figura: além de muito demorados para crianças, o conteúdo é inadequado e elas podem ficar com medo e assustadas. Nestes lugares está correto reclamar do comportamento das crianças porque estão em um local inapropriado para elas. Ninguém tem que deixar de aproveitar um espetáculo para adultos porque alguns pais decidiram levar seus filhos pequenos, mesmo sabendo que estavam errados.

Em espetáculos com classificação livre, mesmo que em princípio pareçam inadequados, se a classificação é livre significa que crianças de qualquer faixa etária podem entrar. Nestas horas, respire fundo e seja educado.