quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Foi convidado para um aniversário?



O primeiro passo é confirmar sua presença porque a organização de uma festa depende do número de convidados. Se você não pode ir ao aniversário, fale pessoalmente ou por telefone com o aniversariante. E se disse que não iria, não vale aparecer de surpresa, viu? Isso pode comprometer toda a organização da festa...

Se for ao aniversário, leve sempre um presente (a menos que esteja explícito no convite o contrário). Quando você não puder ir à festa, não é obrigatório presentear: se quiser fazê-lo, envie o presente antes da festa com um cartão desejando feliz aniversário (pode ser no dia anterior ao aniversário) ou entregue pessoalmente se tiver oportunidade. Só não deixe passar muito tempo depois da comemoração.

Como a proposta aqui do blog é tratar abertamente o assunto, não custa nada dizer que causa uma péssima impressão quem bisbilhota a vida dos convidados, abre armários e portas, pergunta o preço das coisas e fala mal da festa.

Da mesma forma, nada de criticar a data, o local ou o horário do aniversário: é impossível para qualquer pessoa conciliar uma festa com a conveniência de todos os convidados. Portanto, seja discreto, avise sobre sua ausência e encerre o assunto. Nada pior do que alguém que só reclama e coloca defeito em tudo.

No dia seguinte, ligue para o aniversariante para agradecer o convite e sinta-se à vontade para fazer comentários agradáveis sobre a festa: convidados interessantes; pessoas que você não via há muito tempo e de quem matou saudades; música; buffet; decoração; oportunidade de dançar, rir e se divertir, entre as muitas coisas boas que uma festa nos proporciona... Mas não demore no telefone: 2 minutinhos são suficientes para agradecer e elogiar.



Adaptado de:

MATARAZZO, Cláudia. Etiqueta sem frescura. São Paulo: Companhia Melhoramentos, 1995. 144p.