sábado, 16 de fevereiro de 2013

Apresentações PowerPoint: se você bocejou, leia a postagem...



Apresentações PowerPoint são importantes para ilustrar os dados apresentados. O grande problema é que muita gente usa o PowerPoint como cola (sim, cola como na escola, quando um estudante não sabe e copia do outro): cada slide consiste em textos enormes que o apresentador insiste em ler para a audiência.
O resultado disso é que, geralmente, se os ouvintes tem a opção de não assistir à apresentação, muitos se levantam e vão embora. Ou seja, por melhor que seja o tema, ninguém merece ter que ficar acompanhando vinte, trinta slides cheios de texto sendo lidos pau-sa-da-men-te durante meia, uma hora...
Uma amiga me contou — sim, mineiros adoram "causos" — que em um Congresso havia uma professora universitária lendo os slides e uma pessoa levantou a mão. Ela achou que era uma dúvida e deu a palavra para a pessoa que disse: — Eu sei ler!
Para que o PowerPoint seja um aliado ao invés de um fracasso, seguem algumas dicas importantes, que valem para apresentações em qualquer situação e local, desde trabalhos escolares apresentados na educação básica até apresentações profissionais como palestras em empresas, por exemplo.



APARÊNCIA
  • Procure deixar o slide o mais "limpo" possível (para quem preferir, clean), ou seja, sem imagens desnecessárias, sem fundos coloridos demais, sem setinhas indo para lá e para cá à toa, sem aqueles efeitos de passagem de um slide para outro. Isso dificulta a visualização dos dados (poluição visual);
  • Use fontes grandes (de 18 pontos para cima) e prefira as fontes menos rebuscadas (use Arial, Verdana, Calibri, Trebuchet, Times New Roman);
  • Utilize espaçamento 1,5 ou duplo entre as linhas para facilitar a leitura;
  • Mantenha a aparência dos slides durante toda a apresentação evitando assim mudanças de cor, de imagem de fundo, de tipo de fonte, marcadores, etc. Cada mudança dessa chama a atenção da platéia e pode interferir na concentração das pessoas;
  •  Lembre-se: sua audiência quer compreender o que você tem para falar e os dados que você tem para apresentar, não o quanto você sabe utilizar os recursos de um software.


 
CONTEÚDO 
  • O conteúdo de um slide tem como função ilustrar a fala do apresentador/palestrante;
  • Priorize imagens, gráficos e dados;
  • Se você fica com medo de se esquecer do que tem para falar, não utilize o Power Point para escrever todo o conteúdo nos slides. Busque se informar sobre outros recursos para evitar o tal branco na hora da apresentação ou para agir caso ocorra;
  • Músicas e vídeos são bem-vindos desde que sejam curtos, objetivos, interessantes e, realmente, tenham a ver com o tema central da apresentação.  


REFERÊNCIAS
  • Sempre, sempre, sempre, sempre, sempre cite a fonte de TODOS os dados usados na apresentação: imagens, música, vídeos, textos, tudo. Para não ter dúvida: SEMPRE!
  • Certifique-se de que pode reproduzir o conteúdo. Caso não tenha certeza, não hesite em solicitar ao autor permissão, por e-mail, e arquivar a resposta (no e-mail ou impressa).
  • Repare que alguns sites possuem links intitulados "TERMOS DE USO" ou "DIREITOS AUTORAIS" ou "REGRAS DE UTILIZAÇÃO DO SITE": leia estes links porque lá você encontra informações sobre a utilização dos dados contidos na página. Veja também se o site possui uma Licença Creative Commons (não é obrigatória, é apenas uma informação sobre a utilização do conteúdo do blog/site). Esta licença diz se o autor tem que ser citado; se o conteúdo pode ser utilizado para fins comerciais; se o conteúdo pode ser modificado para ser reproduzido.


 
APRESENTAÇÃO

  • Informe-se sempre se é obrigatória a reserva do equipamento, certifique-se sobre o nome e contato com a pessoa responsável (caso você precise falar com ela), chegue mais cedo para fazer os testes necessários e tenha sempre uma segunda opção para o caso de qualquer imprevisto (falta de luz; problemas no equipamento, etc.).