domingo, 13 de maio de 2012

Visitas: Recém-Nascidos



As visitas para mães com crianças recém-nascidas devem ser sempre agendadas e durar, no máximo, 20 a 30 minutos.

A maternidade é local reservado para a família e amigos mais próximos. Colegas de trabalho, de faculdade, vizinhos ou conhecidos devem aguardar 20 a 30 dias depois do nascimento para fazer a visita.

É necessário que todas as pessoas lavem bem as mãos antes de ter contato com o bebê. De preferência, não pegue a criança no colo nem insista para vê-la ou acordá-la se estiver dormindo. Beijar o rosto da criança, então, nem pensar!

Lembre-se de que os primeiros seis meses são os mais cansativos, a mãe dorme pouco, amamenta e o bebê, nos três primeiros meses, costuma ter cólica. Então, seja breve mesmo!

Não espere chá, café, lanchinho nem bate papo na sala. Agora a atenção dos pais é toda voltada para a criança e para o descanso.

Levar um presente para a criança é sinal de carinho e é sempre recomendado.

Para a criança leve roupinhas ou brinquedos apropriados para recém-nascidos (estes devem vir com selo do Inmetro). Evite comprar brinquedos para a criança no mercado informal, principalmente móbiles ou outros brinquedos para enfeitar o berço.

Se quiser, pode levar uma lembraça para a mãe também: um vaso de flores ou uma caixa de sabonetes de boa qualidade são minhas sugestões.